sábado, 28 de janeiro de 2012

Relatório de reparos Behringer XL-2400 Parte02


Continuando minha saga...

Como anteriormente removi e analisei apenas a primeira placa, resolvi desta vez fazer tudo o que faltava e encerrar esta jornada, já que estou de férias coletivas no trabalho e nossa denominação no fim de ano os ministérios tira férias e não tem cultos nesse período, então passei o dia todo mexendo para terminar (nesse momento estou com uma baita dor de cabeça).

Continuei então com...
a placa que ia do canal 9/10 ao “Main A”...














Removendo os botões e desparafusando a superfície...


Bom, se eu colocar as fotos de todas as soldas que refiz e pontos de solda fria que encontrei acabaria um pouco repetitivo esse relatório, visto que já mostrei esse processo anteriormente.
Fiz então o mesmo procedimento (analisar trilhas, refazer soldas, aplicar os produtos nos pot´s) nesta placa e na outra.
A cada placa pronta, eu já montava novamente no seu lugar e queria deixar uma observação para quem for fazer isso um dia... Tenha paciência! São muitos encaixes na hora de voltar à placa na superfície... se você não tiver um pouco que seja de paciência você arremessa ela longe! Pronto, avisei...

Vamos agora para a parte traseira, como eu já a havia removido fiz o mesmo procedimento de re-solda em alguns pontos e principalmente re-solda nos terminais dos cabos flats, a maioria deles saem dessa parte, e minha maior desconfiança era mau contato nos encaixes dos flats, portanto além desse trabalho usei bastante limpa contato nos terminais dos flats...
Obs.: Lembra dessa foto:

Deixei ela maior assim para que você veja que cada Jack tem uma arruela de pressão meio amassada, creio que seja amassada para que não caia na hora montagem.
Estou lembrando dela agora, porque ao voltá-la na chapa traseira, não foi assim digamos tão fácil... Ela oferece um pouco de resistência ao encaixar na chapa e somente na base do “aperto” das porcas e parafuso que ela se ajusta certinho na chapa, valendo observar também que as chaves on/off do phantom power estão ali, e na hora de montar são elas que mais incomodam na hora do encaixe. Fique de olho!

Após montar todas as placas em seus devidos lugares, nos resta agora religar todos os flats e fechá-la por completo.


Primeiro a chapa traseira:
Ao religar os flats nos devidos lugares, limpei todos os encaixes com o produto:










(Off) Esse negocio no meu dedo não é ranho, é resto de cola quente, tá...





Após tudo conectado resolvi garantir que não sairiam do lugar usando cola quente em todos os encaixes, já que de fabrica alguns também são lacrados com cola:

Atenção! Não faça o que fiz nessa foto:
Só depois fui perceber que a fonte deve ser parafusada primeiro na tampa de baixo e depois na chapa traseira, o que no caso eu não tinha feito. Isso se deve porque a fonte tem dois encaixes que vão na tampa de baixo junto com o terminal
de aterramento(aquele fiozinho verde na foto).











Ok, todo carcaça montada no lugar, o acabamento lateral no lugar, agora restou colocar os knobs de volta e testar:

































Fui aos testes...
De primeira ao ligar na tomada não explodiu nem saiu fumaça, bom sinal!
Fiz assim, peguei um mic e um cabo bom, e fui canal por canal testando para ver se todos respondiam igualmente,
digo, mesma sonoridade com as mesmas configurações de ganho e volume e equalização em todos os canais.
Resultado desse teste positivo!
Todos funcionaram de prontidão, sem raspar, ou falhar e todos com a mesma sonoridade usando as mesmas configurações.
Por hoje não pude testar mais, gostaria de testar todos os auxiliares e subgrupos, mas farei depois, o mais importante é que funcionou.

Se você leu até aqui, viu que no inicio contei os defeitos que estava apresentando, e como era aleatório, preciso colocar ela para funcionar nos ensaios para ver como se comporta.

Por enquanto é só, deu trabalho, mas valeu a pena ver canais que não funcionavam “falar” novamente.
Espero ter contribuído, e no que for possível estou a disposição para ajudar no que diz respeito a este console.

Fiquem com Deus, e até a próxima!!



6 comentários:

  1. Bom dia, Graça e Paz.

    Nós temos uma igreja aqui em Portugal e compramos uma mesa dessas usada e agora nos deparamos com um problema que também denominaria estranho, o OutA Left as vezes funciona e as vezes pára, tenho receio de abrir a mesa e tentar algo como fizeste, como foi o teu feedback em relação ao teu problema, ficou resolvido tudo com esta reparação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz!
      Aqui também acontece isso, as vezes um lado do OUT para de funcionar...
      Sobre a manutenção, não durou muito, logo os problemas voltaram e até agora está com problemas... Levei na assistencia tecnica novamente repararam um defeito na fonte de alimentação mas não resolveu... até agora não tive solução.
      Vamos comprar outra, provavelmente a Yamaha 24/14fx...

      Excluir
  2. mas nao adianta desmontar. eu ja desmontei umas 10 x a minha xl 2400, ela funciona bem um tempo (2 a 3 semanas) e depois volta a falhar canais e masters.

    ResponderExcluir
  3. Pesquisei e descobri que um italiano, retirou os conectores dos flats e soldou diretamente o cabo nas placas , resolvendo o problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Llevo tiempo buscando por internet esa solución "italiana" y no la encuentro. Alex, ¿recuerdas cómo llegar al link? ¿Podrías ponerlo?

      Excluir
  4. Que a propósito o bom e velho CCDB sempre fazia nos seus equipamentos , quanto menos conectores melhor !

    ResponderExcluir