sábado, 28 de janeiro de 2012

Relatório de reparos Behringer XL-2400 Parte01


Olá a paz a todos!

Precisei fazer manutenção em um console Behringer XL2400 que adquirimos em Março desse ano, se você quiser acompanhar o processo de compra acesse as postagens no fórum:
http://somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=20&t=4540&sid=8bdfd1472c3185833cdb3ae82ca587ed
e aqui:
http://somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=20&t=4664&sid=4333841bffe0b886a607b6aa021ee284

O motivo para tal reparo é que o aparelho começou com alguns problemas aleatórios, exemplo, o violão é conectado no canal 5, de repente o ganho cai(o canal não corta), eu subo um pouco o ganho no trim para que o violão apareça novamente, e do nada o ganho volta de uma vez dando susto em todos...
, digo que esse problema é aleatório porque tem dia que esse mesmo canal funciona bem, e quando troco o violão para outro canal pode até funcionar normal, mais dia ou outro acontece novamente nesse outro canal também, e isso não só com o violão, com os outros instrumentos e microfones também... não todos de uma vez, mas algo bem aleatório... diria até sinistro... :/

Levei para a assistência técnica da behringer em Maringá indicada no site da Proshow´s e eles se recusaram a mexer, levei na assistência na cidade de Londrina(110km daqui), ficou uma semana lá, disseram que não encontraram defeito nela, não sei o que dizer sobre eles, a hipótese(positiva) é de que com certeza eles não ligaram um instrumento ou mic na mesa para testes, devem ter usado um sinal vindo de um cd player, dvd ou pc, visto que, disseram que ficou em teste por horas e até dias... nessas condições a mesa não apresenta problemas mesmo, já fiz esse teste na igreja, o que vem do pc nunca deu essa falha no console, gastei combustível pedágio à toa. Hipótese(negativa) na verdade eles nem abriram ela...

Bom, para finalizar, resolvi botar a mão na massa e tentar descobrir algum defeito separei então um lugar bacana e bem ventilado(está muito calor aqui por esses dias) comprei algumas ferramentas que vi necessidade:




Parafusadeira de mão, álcool isopropilico, lubrificante a base de silicone(Silimatic), limpa contatos sem óleo(Contacmatic), pasta para solda, multímetro digital, solda azul, solda vermelha, sugador de solda, pincel limpo, lupa pequena, ferro de solda 30W.












Primeiro passo, remover o acabamento de plástico das laterais revelando os parafusos que prendem a carcaça traseira:
Não tirei as fotos de apoio de pulso que ela tem abaixo dos faders, ele é preso com parafusos Allen, precisam ser removidos para soltar a tampa traseira, outro detalhe importante existem 2 parafusos na traseira que prendem o conector de energia e chave on da mesa,  precisam ser removidos para que tampa se solte porque a fonte onde esse conector esta ligado está parafusada exatamente na tampa traseira, feito isso basta desencaixar a tampa, desconectar o cabo flat da fonte e desparafusar um terminal de aterramento:

Fonte do console XL2400 com o conector do cabo de AC e chave On



Vista da parte interna:

No total são 5 placas interligadas por cabos flat, o que facilita para mexer por partes, na superfície são 3 placas, do canal 1 ao 8, do canal 9/10 até o fader “Main A” e a terceira placa do canal 17 ao 24. Na traseira são as outras duas.

Para remover a parte traseira você pode desparafusar a chapa de ferro e desconectar os flats, mas como vou analisar todas as placas resolvi remover por partes, removi primeiro a placa traseira correspondentes aos conectores do canal 17 ao 24:

Basta soltar os parafusos do XLR e a porca dos Jacks P10


Placa traseira removida
Para facilitar a remontagem marquei os flats que são conectados na parte traseira ma ordem da esquerda para a direita:






Uma olhada rápida pelo circuito já deu para identificar alguns pontos de solda refeitos, o que reforçou minha suspeita de que a mesa quando adquirimos ela já era reparada, não era um produto novo, mas como só desconfiamos quando chegamos aqui, já era tarde:



Nesses pontos limpei com o álcool removi essa soldagem mal feita com o sugador e refiz. Após verificar as grosserias, precisa analisar as soldas e trilhas com mais atenção, afim de achar alguma salda fria, mal contato ou trilha rompida.


Para isso precisei remover a primeira placa correspondente aos canais 1 – 8 , para isso precisei remover todos os knobs correspondentes a essa parte conforme você pode conferir na próxima figura:


Após remover todos e guardá-los no copinho, basta remover os parafusos da superfície, lembrando que não é necessário remover os parafusos que estão na placa, fazendo assim a placa se solta, e fica mais fácil de observar.
Logo de inicio já deu para perceber algumas soldas frias e trilhas levantadas nos terminais dos potenciômetros de volume:

Com a lupa, olhei todos os pontos de solda e trilhas. E fui reparando com sugador de solda e o ferro os pontos de solda que desconfiei estarem se soltando.
Por fim desta parte, do outro lado da placa apliquei primeiro o limpa contatos:


E depois apliquei o lubrificante, sempre movimentando os faders para espalhar bem:

Fiz este procedimento em todos os faders de volume e nos potenciômetros de ganho, os demais potenciômetros e chaves eram todos lacrados impossibilitando a aplicação do produto.

Aqui termina a primeira parte deste relatório de reparo do console Behringer XL2400, logo farei os demais reparos, montagem e testes finais.

Fiquem com Deus, um abração!

23 comentários:

  1. Passei por este mesmo problema com o ganho numa XL1600 nova que compramos no paraguai, mesma coisa, quando usava microfone, o ganho caia, dai davamos uns gritos nele dai o ganho subia com tudo do nada, graças a Deus que conseguimos trocar no Paraguai onde compramos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente como a nossa... tem que dar um tranco no canal para voltar, não conseguimos trocar nem mantê-la consertada, em breve compraremos outra...

      Excluir
    2. "nem mantê-la consertada..."
      agora me deu medo! sério! isso significa que se der problema denovo ja era =S
      E se tratando de uma behh é bem provável... orar pra que demore acontecer =D

      Excluir
    3. parece que é problema de projeto, o ultimo reparo foram os reguladores de tensão da fonte, visto que essa mesa nao foi feita para o mercado Brasileiro e nem projetada para a tensão brasileira...

      Excluir
    4. Me explique o que quer dizer com "nem projetada para a tensão brasileira" como assim?

      Excluir
    5. Conversei com o pessoal da distribuição oficial da behringer no Brasil, disseram que essa mesa foi desenvolvida para o mercado europeu, as proteções da fonte foram construídas para uma tensão muito mais estável que a nossa, como nossa energia elétrica varia muito gera problemas na fonte...

      Excluir
    6. Então, ja tinha ouvido falar nisso mesmo, por isso compramos um estabilizador, e desde a primeira vez que foi ligada foi ligada no estabilizador.
      Pode ser uma alternativa válida né?

      Excluir
    7. Pra quem trabalha no seguimento de áudio tem equipamentos específicos para esse uso, são os condicionadores de energia, os mais famosos são os Furman(http://www.furmansound.com/) e os da Pentacustica(http://www.pentacustica.com.br/)

      Excluir
    8. Então, a idéia que tinham me dado era mesmo um pentacustica ou um Furman... mas como o orçamento era restrito e precisávamos de algo logo, resolvemos usar um estabilizador simples, provisóriamente, apenas para a mesa de som. Como se trata de sonorização em igreja, sabe como é né, orçamento restrito, as pessoas não compreendem a importancia do som e equipamentos, aquela velha história kkk

      Excluir
  2. entendo isso, esquecem que a fé vem pelo ouvir, e não pelo ver...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exatamente!

      Excluir
    2. A paz irmaos, estou com uma behh na igreja, tambem com mesmo problema, derrepente corta tudo
      hee uma UB 1832 fx. so orando mesmo ,o pastor olha pra mim aff como si a culpa foce minha.abrrrrcos.Joao carlos pimentel

      Excluir
    3. João, faça uma reunião pratica com seus pastores e mostre o defeito da mesa, e que você está lá para servir, a irresponsabilidade de não dar manutenção aos equipos da igreja é da liderança e não sua...

      Excluir
  3. tenho uma mesa xl2400 e fiquei sabendo que e defeito de fabrica (tem que fazer um recall mais como veido via outro lado do rio rsrsr já viu
    o defeito esta em todas as soldas de componentes discretos.

    ResponderExcluir
  4. Lhe deram mais detalhes sobre esses tais "componentes discretos" ?? discretos que eu conheço são os SMD´s...

    ResponderExcluir
  5. não discretos são os convenvecionais os que vao do lado dos potenciômetros, inclusive os potenciômetros, conectores chaves jacks e transistores. são no mínimo dois dias de trabalho para ressoldar tudo. e um c . o .c . o.

    ResponderExcluir
  6. Somos especializados em conserto e restauração de instrumentos musicais e som profissional.
    Inclusive a behringer, acessem nosso blog: www.estacaoacustica.blogspot.com.br, recebemos equipamentos de Todo o Brasil. Estamos à disposição. Nosso tel: 13-3302.9000 e 13-3022.3565. obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora pra responder, obrigado pela intenção, mas já encostamos ela e compramos uma digital X32

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. a minha xl2400 acendeu o led do clip e ficou um barulho no canal ,alguem pode me da uma dica desse defeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, seria melhor levá-la para um técnico capacitado, pode ser muitas coisas esse defeito ae...

      Excluir
  9. tenho uma mesa dessa,com o mesmo problema,um tecnico da minha cidade me disse que o problema esta nos cabos flats,faz algum sentido pra voces??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode fazer sim, li em outro site que o cara resolveu soldando os flats diretamente na placa, ou seja, eliminando os conectores... nao fiz isso na minha, mas vale a tentativa...

      Excluir